Projeto : Pluralidade Cultural
Características da clientela
Alunos do Ensino Médio 1º, 2º e 3º anos
Justificativa:
A escola está sempre falando em cidadania, em tornar o aluno cidadão, em prepará-lo para lutar pelos seus direitos e assumir os seus deveres. Esse projeto visa trabalhar a autoestima dos alunos, combater todo e qualquer processo de discriminação e levá-los a reconhecer o valor da negritude. Além de ser uma forma de efetivar a implementação da Lei 10639/2003, que institui o ensino da Historia e da Cultura Afro-brasileiras nos currículos escolares de todas as modalidades de ensino no Brasil.
Problematização
No Brasil, se quisermos um país respeitoso que almeje a paz, nossa educação não pode continuar omitindo o tema “ Identidade racial x preconceito” na sociedade. Precisamos de uma educação que faça justiça, reescrevendo conteúdos para incluir os afro-brasileiros e suas contribuições ( históricas, culturais, étnicas e econômicas ). Só assim os preconceitos darão lugar aos
conceitos.
Objetivos
- Conhecer e valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.
- Repudiar toda discriminação baseada em diferença de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais.
Desenvolvimento
O projeto será interdisciplinar . Iniciaremos nosso trabalho com atividades em sala de aula relacionadas ao tema e de acordo com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Usaremos recursos diversos a fim de alcançarmos os objetivos que nortearão nosso trabalho. Os recursos estão abaixo elencados.
- Oficina de fotografias.
- vídeos
- rádio
- jornal impresso
- telejornais
Atividades
- Ciências – introdução dos conceitos sobre a pele, informar sobre as principais doenças de pele e como preveni-las, trabalho prático em laboratório de biologia com o uso do microscópio mostrando aos alunos a composição química da pele e suas diferentes tonalidades, desenvolver campanhas educativas incentivando o cuidado com a pele e com a higiene pessoas.
- História - pesquisa na Internet sobre os povos negros egípcios, mostrar a influência dos povos egípcios na nossa sociedade, análise em sala dos textos pesquisados sobre os negros no Brasil, análise de charges e tirinhas acerca do assunto, análise da canção “Coisas de pele.”
- Formação humana – análise de textos sobre discriminação racial no Brasil, estudo da letra de música “ Racismo é burrice” de Gabriel Pensador, análise de imagens retiradas de jornais impressos e revistas, confecção de jornal mural com os resultados obtidos, propor debates sobre a posição social do negro na sociedade brasileira. Levantamento de dados sobre a árvore genealógica dos alunos. Desenvolver painel ilustrativo enfatizando a importância da multiplicidade do povo brasileiro
- Língua Portuguesa – Análise conceitual dos termos relacionados ao tema ( racismo, discriminação, discriminação racial, preconceito) através de notícias, reportagens e leituras complementares, entrevistas com alunos da Escola e também moradores do bairro onde a comunidade está inserida, promoção de conscientização, rodas de conversa.
- Artes – trabalhar os selos postais que tratam do tema pesquisando na internet sobre o assunto. Atividades que estimulem o amadurecimento do olhar artístico para a beleza negra.
Materiais:
- Câmeras digitais, jornais, revistas, microscópio, gravadores, TV e rádio.
Avaliação:
Será verificada a organização dos trabalhos expositivos bem como os vídeos produzidos. A avaliação processual dará aos professores condições de acompanhar os trabalhos pedindo aos alunos que postem no blog da turma os textos produzidos, as imagens, os vídeos e os gráficos elaborados após pesquisa de campo.
Links que podem ser visitados para auxiliar o professor e o aluno:
Nenhum comentário:
Postar um comentário